O planeamento da iluminação deve ser elaborado baseado no formato de cada espaço que pretende iluminar e de várias dicas de iluminação. Deve ter em consideração vários elementos da sua habitação e saber como usar a iluminação certa é, possivelmente, um dos truques mais importantes no lar. Seja o máximo aproveitamento da iluminação natural, o equilíbrio perfeito com a luz artificial ou a melhor distribuição possível de um projeto de iluminação. É essencial saber aproveitar o que de melhor há na habitação e até mesmo recorrer a alguns truques decorativos para que a iluminação seja a melhor possível.
Quanto mais iluminados os ambientes, mais aconchegantes eles serão. Assim, saber truques relevantes de iluminação é algo essencial para qualquer ambiente. Conheça todas as nossas dicas de iluminação abaixo, irão fazer com que os seus espaços pareçam mais iluminados e confortáveis!
Dicas de iluminação para os seus espaços:
- Aprenda a valorizar a luz natural com a ajuda de lâmpadas
A iluminação ambiente é fundamental na hora de pensarmos na decoração. Mas a influência da luz num local já bem iluminado vai além da questão estética. Nunca devemos deixar de lado os benefícios da luz natural. O ideal, na conceção de um projeto, é que seja considerada a melhor maneira de unir a iluminação natural com a artificial, deixando a luz entrar no espaço. Um bom projeto luminotécnico é decisivo para uma decoração de sucesso.
- Coloque iluminação em diferentes níveis
A luz pode transformar visualmente os seus espaços. Brinque com o espaço vertical para aproveitar ao máximo a sua decoração e coloque diferentes luminárias em diferentes alturas. Por exemplo, colocar uma luz de teto que brilhe em direção ao teto faz a sala parecer maior e colocar lâmpadas de teto mais baixas faz com que o teto pareça mais alto.
- Escolha iluminação que facilite a sua vida
Escolha o tipo de iluminação que lhe será mais útil e que cumpra as funções que necessita. Normalmente, em cada divisão, são realizadas várias tarefas, pelo que é normal combinar diferentes tipos de lâmpadas numa única divisão. Por exemplo, caso queira iluminar o seu espaço de trabalho, como uma secretária, irá precisar de um candeeiro de mesa que ilumine bem esse espaço, para que possa trabalhar confortavelmente. No entanto, se o seu objetivo for receber convidados, o melhor será colocar várias luminárias em redor do espaço de modo a proporcionar uma luz difusa, agradável e descontraída.
- Tenha em atenção que diferentes luminárias emitem diferentes tipos de luz
O material e as formas das luminárias determinam o tipo de luz que elas emitem. Candeeiros de tecido deixam passar a luz em todas as direções, no entanto, candeeiros mais opacos emitem luz apenas numa direção.
Por exemplo, uma luminária de metal estilo industrial pode combinar perfeitamente na sua decoração, no entanto, deve sempre lembrar-se de que a luz que ela emite será essencialmente voltada para baixo. Já uma luminária do mesmo estilo feita em vidro emitirá luz em todas as direções, iluminando todo o ambiente. Existem várias dicas de iluminação neste aspeto que deverá conhecer para tomar a melhor decisão na hora de escolher o candeeiro mais adequado.
- Uma luminária, duas funções
Em espaços pequenos é muito útil ter elementos que abranjam duas funções (um sofá-cama, uma mesa com arrumação, etc.), e a iluminação não é exceção.
Se tiver um quarto com espaço reduzido, pode sempre optar por utilizar um aplique de parede junto à cama, como mesa de cabeceira. Desta forma, estará a dar uma ideia de que o quarto é maior, terá luz funcional caso queira ler um livro, por exemplo, e ainda terá sempre onde colocar os seus objetos.
Ponhas em prática todas estas dicas de iluminação e torne os seus espaços mais acolhedores!