Para realizar um projeto de iluminação, conhecer os tipos de iluminação, direta, indireta e difusa, e saber conceitos sobre este mundo é vital. É necessário pensar como a iluminação natural e a iluminação artificial irão integrar e harmonizar com cada ambiente, se será funcional e se irá gerar economia para o consumidor. Cada ambiente possui uma particularidade que ajuda a identificar o tipo de luz mais adequada. Conhecer informações básicas sobre o equipamento antes de comprá-lo é uma forma de adquirir o produto certo e aproveitar melhor a iluminação.
No entanto, antes de entender os tipos de iluminação, o ideal é compreender a finalidade principal do ambiente. Embora o método tradicional seja instalar as luzes no centro do teto, existem outras maneiras de posicioná-las, pois cada proposta e ambiente requer um tipo específico de luz.
Iluminação Direta
Tal como o nome indica, no modelo de iluminação direta, a luz é direcionada diretamente para um ponto específico. Ao contrário da iluminação indireta, a luz direta é direcionada exatamente sobre a superfície que precisa de iluminação. A luz direta é aquela que se utiliza para focar algo. Geralmente são utilizadas com spots com lâmpadas com foco direcionado.
É ideal para pessoas que necessitem de projetar uma luz em cima de determinados objetos, por exemplo em escritórios, consultórios e/ou estúdios. No entanto, pode ainda encontrar este tipo de luz em bibliotecas, em formato de luzes de leitura, por exemplo, em casas de banho ou até mesmo em quartos, por exemplo, em sítios onde é feita a maquilhagem. Ex.: Candeeiro de Pé Metal Bow
Iluminação Indireta
Nesta situação, a luz não é o foco principal do ambiente. Este tipo de iluminação serve para destacar indiretamente determinados objetos no espaço, como por exemplo, uma luz de apoio. A iluminação indireta fornece um ambiente agradável e permite-lhe enquadrar o compartimento com luz.
As formas arquitetónicas podem ser reforçadas e as construções resistentes e pesadas podem ser atenuadas graças ao efeito flutuante, para que todos os elementos sejam evidenciados. A criação de cadeias de iluminação indireta longas e sem sombras fornece uma sensação extra de espaço. Para utilizar este tipo de iluminação, o ideal é que a superfície reflexiva seja transparente, para que possa ser mais bem distribuída no ambiente. A iluminação indireta está a tornar-se cada vez mais popular, tanto nos projetos residenciais e comerciais como nos escritórios. Ex.: Aplique de Parede LED SAIL
Iluminação Difusa
Ao mesmo tempo decorativa e funcional, a lâmpada difusa é a mais versátil de todas. São lâmpadas que enfeitam, mas não deixam a desejar no fluxo luminoso. A iluminação difusa é projetada para suavizar todo o ambiente, sem criar contraste ou sombras em objetos ou móveis. Esse efeito pode ser obtido colocando-se um filtro na lâmpada, que pode ser, por exemplo, de vidro, e pode garantir uma iluminação confortável sem prejudicar a visão. Este tipo de iluminação é amplamente utilizado em salas, quartos e casas de banho. A ideia não é tornar o ambiente intimista, mas sim, iluminar com uniformidade e intensidade. Mas, sem perder a riqueza em detalhes que são o seu diferencial. Ex.: Candeeiro Suspenso UMA 18
Os diferentes tipos de iluminação podem valorizar a decoração, otimizar o espaço e trazer segurança para o cliente. Consulte a nossa loja on-line e conheça todas as opções disponíveis para o seu lar!