As tendências de iluminação 2023 são excelentes dicas para decorar a sua casa e garantir espaços bonitos, agradáveis, funcionais e aconchegantes.
Abaixo, indicamos algumas das principais tendências que valem a pena adotar para ter um efeito incrível. Acompanhe e descubra quais são!
Tendência 1: Lâmpada em formato bola
A lâmpada com formato circular, de bola, é uma das tendências mais fortes quando se fala em iluminação. A forma arredondada confere dinamismo e leveza para a decoração, fugindo um pouco de lâmpadas tradicionais.
Tendência 2: Candeeiros de pé
Outro grande destaque de tendência em iluminação 2023 são os candeeiros de pé. Trata-se de uma peça imponente, que pode ser colocada em cantos da sala, quarto ou escritório, dando muito mais charme para o espaço.
Os candeeiros de pé oferecem um ponto de luz direta, portanto, pode ser utilizada para evidenciar algum móvel ou canto com decoração especial. Vale lembrar que além de contribuir com a iluminação, a peça também é um complemento da decoração.
Tendência 3: Lâmpadas LED
As lâmpadas LED estão em alta porque proporcionam várias vantagens, como um excelente custo-benefício. Não é para menos, afinal, oferece uma economia de energia elétrica e tem maior vida útil.
Outras vantagens são que a lâmpada LED não emite radiação ultravioleta, não aquece o ambiente e é sustentável, pois pode ser reciclada e não possui substâncias tóxicas a humanos e meio ambiente.
Tendência 4: Materiais naturais
A valorização dos materiais naturais é uma das principais tendências de decoração para 2023, aparecendo, inclusive, na iluminação. Neste caso, há uma predominância de candeeiros feitos com matéria-prima natural.
Entre os principais materiais, destaque para a madeira e rattan. Além disso, materiais naturais são simples de serem coordenados com o restante da decoração porque possuem tonalidades neutras. Outro benefício é que ajudam a compor decorações mais leves e visualmente agradáveis.
Tendência 5: Formas esculturais
Os candeeiros com formas esculturais estão em alta para a iluminação 2023. Neste caso, trabalha-se muito com formatos curvos e geométricos.
O diferencial é que as peças não têm muitos detalhes, pelo contrário, são compactas, muitas vezes feitas somente com metal moldado.
Essa é uma tendência perfeita para quem gosta de candeeiros minimalistas e modernos, que complementem a decoração com mais estilo sem abrir mão da funcionalidade da peça.
Tendência 6: Lâmpadas leitosas
Trata-se de uma lâmpada que tem cúpula branca e a sua finalidade é garantir uma iluminação mais confortável aos olhos. Esse tipo de cúpula neutraliza a ação direta da luz, tornando-a mais suave.
É um tipo de lâmpada que combina perfeitamente com áreas de descanso da casa, como sala e quarto.
Tendência 7: Candeeiros de parede
Os candeeiros de parede estão em alta na decoração, principalmente em locais em que se quer ter uma iluminação focal direta. É o caso, por exemplo, de casas de banho e quartos, com possibilidade de instalá-las ao lado da cama.
Os modelos de candeeiros de parede confeccionados em metal, com um toque industrial, são perfeitos para essas áreas, mas nada impede que use uma alternativa com materiais naturais.
Tendência 8: Iluminação natural
A valorização da iluminação natural é outra forte tendência para o ano. O segredo para adotá-la é evidenciar janelas, deixando-as mais visíveis. Procure usar cortinas claras, o que ajudará a tornar o ambiente ainda mais iluminado.
Dê preferência para cortinas confeccionadas com materiais naturais, como o linho e seda.
O que achou de todas estas tendências?