Sabia que cada divisão da casa tem um tipo de iluminação específico? A iluminação, é um elemento muito importante a ter em conta na sua casa, e cada divisão tem as suas necessidades específicas.
Não basta decorar. Não basta escolher a lâmpada mais eficiente. É preciso aprender a criar ambientes que tornem a sua vida mais agradável. Parece fácil e até pode ser. Contudo, a maior parte das pessoas descuida aspectos básicos que fazem toda a diferença.
A escolha da iluminação certa é uma questão chave para criar determinadas divisões da casa e conseguir obter sensações e experiências diferentes quando usufrui do seu espaço.
Sala de estar
A sala de estar pede um tipo de iluminação suave, devido a ser um espaço de relaxamento, assim como de convívio, no entanto, esta deve contemplar toda a divisão.
É importante posicionar luzes de destaque em certos pontos chave, não só para criar mais luz, mas para também tornar a sua utilização mais eficiente. Ou seja, este é um espaço onde deverá apostar numa luz mais indireta, recorrendo à utilização de candeeiros de pé, de mesa, abajures, entre outros, que ajudam a difundir a luz. Saliente-se que não deve colocar pontos de luz por cima de sofás, poltronas, pufes ou quaisquer outros locais de descanso.
Relativamente ao tipo de lâmpadas a utilizar, opte por lâmpadas em tons mais quentes, não muito intensas, mas que permitam uma boa luminosidade.
Quarto
Tendo em conta que o quarto é uma zona de descanso e relaxamento, a luz escolhida para este espaço, deve proporcionar uma sensação de conforto e tranquilidade.
Opte por investir numa luz suave, com tons mais quentes e menos intensos, de forma a criar um ambiente ainda mais aconchegante.
Cozinha
Nesta divisão o mais importante é apostar numa iluminação geral no centro da divisão, capaz de iluminar todos os cantos da cozinha.
Aposte na iluminação mais clara e eficiente possível, uma vez que é um local onde se efetuam funções minuciosas, como a confeção de alimentos.
Para além desta luz mais geral, é importante pensar em pontos de luz estratégicos em determinadas áreas, como por exemplo na bancada e nos armários. Para isto existem fitas de LED perfeitas, assim como luminárias pendentes, que atribuem um aspecto elegante e sofisticado à sua cozinha.
Casa de Banho
Na casa de banho poderá apostar em dois tipos de iluminação, uma geral e uma mais específica. Neste espaço é importante instalar diferentes focos de luz conforme as necessidades.
Um dos elementos mais importantes numa casa de banho é o espelho, assim, esta deverá ser a zona mais privilegiada a nível de luz. Poderá utilizar uma luz difusa ou indireta próxima do espelho, para que assim o seu rosto fique iluminado de forma uniforme e sem sombras.
Por exemplo, conforme o espaço disponível, poderá colocar dois apliques nas laterais do espelho, um aplique em cima, ou até mesmo colocar um espelho com luz embutida.
Por fim, a casa de banho é um espaço que deverá ter uma boa iluminação, por isso, deve apostar-se numa lâmpada branca com tons mais frios.